Museu Casa Kubitschek

Residência de Campo, Casa de Veranear do então, saudoso Prefeito da bela Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek Oliveira (1940/1945).

Projeto da Casa do arquiteto Oscar Niemeyer, tendo um belo afastamento frontal, contendo um belíssimo jardim concebido por Roberto Burle Marx, conta com um pequeno lago em formato ameboide e banco para contemplação. Telhado em forma “V” ou “Asa de Borboleta”, duas águas, jogando para o centro e não para as laterais. Varanda frontal com pano de vidro ou envidraçada, na parte superior acabamento em madeira. Acesso por rampas.

Projeto estrutural a cargo de Joaquim Cardoso. Casa Modernista. O terreno é de aproximadamente 3.000 metros quadrados. A Casa foi implantada em forma de “U”, em terreno de desnível.

Na varanda, nos fundos do lado esquerdo de quem entra após a rampa está o belíssimo trabalho artístico de Alfredo Volpi. Pintura em azulejos executados pelo ateliê-oficina Osirarte.

Logo após nós temos a Biblioteca, a Sala de Estar com uma escada flutuante levando até o Mezanino, com a Sala de Música.

O acervo mobiliário retrata o modo de viver das décadas de 40, 50 e 60 do século XX.

Atividades de cunho social e de lazer eram feitos na Casa durante os fins de semana.

Corredor que dá acesso aos quartos com parede de tijolos de vidro.

Revestimento das paredes dos banheiros são originais de pastilha, cerâmica sextavada, louça inglesa, metais originais.

São uma suíte simples, outra suíte com varanda e a suíte master com closet, muito luxo, espaço, comodidade. A maioria das portas e janelas são de correr.

Os quartos ficam afastados das áreas de lazer e serviço dando um ar de tranquilidade e privacidade a família.

No 2º quarto de solteiro conta com espelho bisotado e arandelas laterais.

Praticamente todo o madeiramento da Casa é em Peroba do Campo.

No quarto do casal o vaso do banheiro é inglês.

Compõe a Casa a Sala de Jantar, a Copa, a Cozinha com módulo duplo, tendo pias em ágata com revestimento em azulejo azul, armários embutidos e feitos sobe medida. Os móveis que estão em exposição pertenciam a família Guerra, que mais aproveitou do imóvel. Todos com pé palito, cores vibrantes, o que tinha de mais luxo na época. Tirando uma mesa e cadeira simples e uma outra cadeira de consultório que pertenceram a Juscelino o resto era da família Guerra.

A Lavanderia, a Despensa e os aposentos dos funcionários ficavam do lado de fora no pátio interno perto da área de serviços como a cozinha e a copa.

Na área externa temos um belo trabalho artístico, de Paulo Werneck. Um painel feito de pastilhas “mosaico”, azuis e brancas com formas abstratas.

Na sequência temos um pomar com jabuticabeiras, bananeiras, lichias, dentre outras. Um jardim rochoso com pedras de Canga, “Itapanhoacanga” “Pedra Cabeça de Negro” e plantas nativas de regiões de altitude que remetem a terra Natal de Juscelino “Nonô”.

Tem piscina hoje usada como um jardim aquático.

Fechando a construção temos um Pavilhão, um anexo para o lazer da família, contendo vestiário, quarto e banheiros. Um muro baixo lindíssimo de cobogós (elementos vazados de cerâmica) na cor amarelo.

A Casa ficou com a família de Juscelino até o início da década de 50, depois vendida a família Guerra, Sr. Jubert Guerra e Sra. Juracy Guerra. O Jubert era assessor e amigo pessoal de Juscelino, eram de Diamantina também. Ocuparam a Casa e a preservaram até o ano de 2005 quando a Casa foi vendida a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A Sra. Juracy faleceu em 2004, permanecendo 50 anos à frente de lindo imóvel residencial.

A Casa foi concluída em 1943.

Tem tombamento pelo Iepha em 2009.

O Museu está aberto a 2013. Localizado na orla da lagoa na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188.

Horário de funcionamento:

Terça a Domingo > 09:00 às 18:00

Telefone: 3277-1586

https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/museus/casakubitschek

Deixe um comentário

Translate »
whatsapp Espinhaço
Estamos Online!
Envie sua mensagem pra gente.
Tire suas dúvidas através deste canal direto. Estamos aqui para ajudar você a ter a melhor Experiência turística em Minas Gerais.