Parque Estadual Serra do Intendente

Dados Gerais

  • Municípios de abrangência: Conceição do Mato Dentro.
  • Bioma: Cerrado / Mata Atlântica
  • Área: 13.508 ha
  • Criação: Decreto s/n de 27 de março de 2007.

 

O Parque Estadual do Intendente está localizado no grande maciço da Serra do Espinhaço e seus limites estão dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço reconhecida pela UNESCO no dia 26 de junho de 2005. É um Parque rico em biodiversidade por estar inserido na transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado e também e rico em recursos hídricos. O Parque possui 356 nascentes dentro dos seus limites, e é marcado pela presença de grandes Cachoeiras, consideradas uma das maiores do Estado, que alcançam até 273 metros de altura.

 

Localização

Está inserido nos Distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro, entre as coordenadas de 19º43’S e 43W.

 

 

Histórico

No início do século 19, o Intendente Câmara, supervisor do comércio de diamantes, utilizava a rota de deslocamento do Arraial do Tijuco, atual Diamantina, para Gaspar Soares, atual Morro do Pilar, com o objetivo de vistoriar a primeira forja de ferro no Brasil. Nessa Região, surgiu o parque que recebeu seu nome, localizado nas terras altas da serra do Espinhaço meridional.

 

Objetivo

Vários fatores contribuíram para a necessidade de implantação de um parque nesta área do município de Conceição do Mato Dentro. O principal deles foi a demanda da comunidade local junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e ao IEF, através de suas autoridades representativas e das manifestações da opinião pública, em abaixo-assinados enviados aos órgãos de Estado.

Essas demandas foram motivadas pelas ameaças que a área vem sofrendo com as frequentes queimadas, desmatamento e outras ações predatórias que têm provocado grandes danos à flora e fauna locais, inclusive ameaçando de extinção algumas espécies endêmicas, levantadas em estudos, e contribuindo para o desaparecimento de espécies contidas nas listagens oficiais de “Ameaçadas de Extinção”. Outra ação predatória de destaque, causada pela ação antrópica, é a diminuição do volume de todos os cursos d’água encontrados na área e a intermitência de outros que deixam de correr no período mais seco.

Levantamentos e avaliações técnicas realizadas pelo IEF apontaram vários indicativos de qualidade ambiental que justificaram a transformação da área em uma unidade de conservação de proteção integral. Entre eles, destaca-se o estado de conservação da área e a representatividade ecológica.

A criação da unidade de conservação reforça o trabalho na proteção ao complexo do Espinhaço, reconhecido como Reserva da Biosfera em 2005, pelo programa ‘Homem e Biosfera’, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Parque Estadual da Serra do Intendente, juntamente com o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, formam um corredor contínuo de unidades de conservação nas altas terras da Serra do Espinhaço.

Há um grande esforço para preservação da área da Reserva do Espinhaço, que se reflete no crescente número de unidades de conservação criadas pelo Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal. Na esfera estadual, destacam-se os Parques Estaduais do Rio Preto, do Biribiri, do Itacolomi, da Serra Negra, do Grão Mogol e do Pico do Itambé.

 

 

 

Clima

É o subtropical de altitude, com verões típicos e estação seca bem definida. A temperatura média anual é de 20º C.

Hidrografia

Todos os cursos d’água desse parque deságuam no rio Santo Antônio, um dos afluentes do rio Doce. Há também as sub-bacias hidrográficas do córrego Lambari, rio Cubas, córrego do Capão, córrego do Curral Velho, ribeirão do Peixe Tolo, córrego do Nono, córrego da Laje e as cabeceiras do rio Preto e córrego Palmito. Abrange ainda as nascentes e cabeceiras do ribeirão do Campo.

Vegetação

A cobertura vegetal é constituída por campos rupestres, campos de altitudes, cerrados, matas de galeria e por florestas que perdem parte da folhagem na época da seca, além de importantes remanescentes de mata atlântica.

Região de vegetação extremamente variada possui um dos mais altos graus de endemismo do mundo. Canelas-de-ema, sempre-vivas, orquídeas e bromélias são plantas típicas da região.

Fauna

Há muitas espécies interessantes da fauna, tais como lobo-guará, suçuarana, lagartinho-do-cipó e veado. Com paciência, também é possível avistar onças pardas, tamanduás-mirim, veados-campeiros e catingueiros, pacas, quatis e capivaras.

 

Ingressos

Cada atrativo do parque obedece a horários de visitação e valores diferenciados:

Cachoeira do Tabuleiro – Parque Natural Municipal do Tabuleiro, administração Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro – Taxa de visitação: R$10,00 -Horário de entrada de 08:00 ás 14:00 hs Extensão da trilha: 2,5km Tempo aproximado de caminhada: 1hora Grau de dificuldade: Difícil

Cachoeira Rabo de Cavalo – Horário de entrada de 08:00 ás 15:00hs Extensão da trilha: 1,5km Tempo aproximadode caminhada: 50 min Grau de dificuldade: Médio

Cachoeira de Congonhas – Horário de entrada de 08:00 ás 15:00hs Extensão da trilha: 3,6km Tempo aproximadode caminhada: 1hora Grau de dificuldade: Médio

Cachoeira do Altar- Horário de entrada de 08:00 ás 11:00hs Extensão da trilha: 5km Tempo aproximadode caminhada: 2:30 hora Grau de dificuldade: Médio

Cânion do Peixe Tolo – Horário de entrada de 08:00 ás 11:00hs Extensão da trilha: 3km Tempo aproximadode caminhada: 1:30 hora Grau de dificuldade: Médio

 

 

O que Fazer

 

Cachoeira Congonhas

Possui 80 m de queda livre, que deságua em um poço propício para banho com 30 metros de largura e 60 metros de comprimento. A cachoeira deságua entre paredões de 100 metros de altura. Existe uma área para descanso sobre pedras. A incidência de sol é das 9h às 14h. A entrada deve ser feita das 8h às 15h30 e a saída até as 16h.

Extensão: 6,30 km da sede

Cachoeira Rabo de Cavalo

Possui duas quedas em formato de rabo de cavalo, entre paredões de quartizito. Forma um poço de 50 metros de largura e 30 m de comprimento. O poço é propício para banho e apresenta área para descanso sobre pedras. Incidência de sol apenas na parte da manhã. A entrada deve ser feira das 8h às 15h e a saída, até às 16h.

A atração é monitorada pelos guardas do parque.

Extensão: 26,4 km da sede.

Cachoeira do Tabuleiro

Com 273 m de queda d’água, é a mais alta de Minas Gerais. Possui um poço com mais de 20 m de profundidade. A queda, equivalente a um prédio de 91 andares, fica diante de um paredão rochoso multicolorido. Na parte alta da cascata, há poços e outras quedas menores, em meio a bromélias e orquídeas naturais da região.

É possível fazer escalada com autorização do município e da Federação Mineira de Escalada, através do e-mail escaladatabuleiro@gmail.com. A entrada deve ser feita das 8h às 14h e a saída, até as 16h.

A cachoeira é gerenciada pela prefeitura de Conceição do Mato Dentro. Ingresso pago

Extensão: 21,6 Km da sede.

Cânion do Peixe Tolo

Em seu interior, está a cachoeira da Bocaina, que deságua de um paredão de rocha quartizítica de 200 m de altura. O poço possui 20 m de comprimento e 30 m de largura. Há incidência de sol até as 12h. Antes de visitar o cânion, é obrigatório fazer o agendamento prévio com a administração do parque.

Nos feriados, há monitoramento pelos guardas da unidade de conservação.

Extensão: 29 km da sede.

 

 

Atrativos em volta do Parque

 

Estrada do Charco

Estrada de terra que liga o Tabuleiro à cachoeira Rabo de Cavalo e margei, em parte, o parque. É possível percorrer a trilha a pé, de bicicleta ou a cavalo. Durante o percurso, observa-se paredões da serra do Intendente, o cânion do rio Preto, a cachoeira de Congonhas e a cachoeira Rabo de Cavalo.

Extensão: 10 km
Grau de dificuldade: médio

Poço do Val

Local para banhos.

Localização
A partir do centro de Conceição do Mato Dentro, seguir 19 km em estrada de terra até o povoado de Tabuleiro. Logo na chegada, entre à esquerdam sentido campo de futebol. Siga mais 500 metros até a ponte e encontrará o poço. O percurso pode ser feito parcialmente de carro.

Grau de dificuldade: baixo

Poço Pari

Oferece local para banho e possui estrutura de camping, banheiros e chuveiros.

Localização
A partir do centro de Conceição do Mato Dentro, seguir por 19 km em estrada de terra até p povoado de Tabuleiro, De lá, segue-se a estrada em direção ao poço do Pari. O percurso em estrada pode ser percorrido de carro. A trilha a pé tem extensão de 800 metros.

Grau de dificuldade: baixo

Travessia Lapinha da Serra

Famosa trilha utilizada originalmente pelos tropeiros que passavam com cargas em lombos de mulas. Ela começa no Vilarejo da Lapinha e cruza a serra do Espinhaço de oeste para leste, na região da serra do Cipó. Nessa travessia, é possível observar picos, piscinas naturais, rios, campos rupestres, matas, cerrado e cachoeiras.

Extensão: 28 km
Duração: três dias
Grau de dificuldade: alto

 

Orientações

A cidade de Conceição do Mato Dentro/MG possui excelente infraestrutura para atender o visitante, tanto no núcleo urbano quanto nas comunidades do entorno do Parque (Comunidade Quilombola Três Barras/Cubas, Comunidade do Tabuleiro, Comunidade da Parauninha, Comunidade Quilombola de Candeias, Comunidade do Baú e Comunidade de Extrema – esta última em Congonhas do Norte)

O distrito de Tabuleiro não possui serviços como bancos ou farmácias. A maioria dos estabelecimentos também não aceita cartão de crédito.

O Parque não possui lanchonetes ou restaurantes, portanto o visitante deve levar sua alimentação e água;

Ao menor sinal de chuva na cabeceira do rio, saia imediatamente. Há risco de tromba d’água.

Para maiores informações procurem o Centro de Atendimento ao Turista – CAT através do telefone (31) 3868 2223.

 

Mapas e Trilhas

Os mapas do plano de manejo estão disponíveis aqui.

Limites do PESI

Rota das 10 cacheiras

Travessia Lapinha Tabuleiro

PESI e PNMT

 

Mídias Sociais

facebook Parque-Estadual-Serra-do-Intendente

instagram @p.e.serradointendente

instagram @parquenaturaltabuleiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

http://ief.mg.gov.br/component/content/article/3306-nova-categoria/1755-parque-estadual-serra-do-intendente

https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_Serra_do_Intendente

http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoApresentacao.aspx?cod_destino=832

  • Fotos e Mapas cedidos gentilmente pelo Parque Estadual da Serra do Intendente.

Deixe um comentário

Translate »
whatsapp Espinhaço
Estamos Online!
Envie sua mensagem pra gente.
Tire suas dúvidas através deste canal direto. Estamos aqui para ajudar você a ter a melhor Experiência turística em Minas Gerais.